FRASE - PENSAMENTO

1- DAI-ME SENHOR A PERSEVERANÇA DAS ONDAS DO MAR, QUE FAZEM DE CADA RECUO UM PONTO DE PARTIDA.

2- Os governos confundem "Padrão Fifa" com "Patrão Fifa", e aí fazem tudo que ela manda. (Blog de Jose Simão).

3- É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida. (Abraham Lincoln)

4- Nada é mais temido por um covarde do que a liberdade de pensamento (Luiz Felipe Pondé).

5- Existe no silêncio uma tão profunda sabedoria que às vezes ele se transforma na mais profunda resposta (Fernando Pessoa).

6- Conheça-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ignorância e serás sábio. - Quatro características deve ter um juiz: ouvir cortesmente, responder sabiamente, ponderar prudentemente, e decidir imparcialmente. (Sócrates).

7- “Deus lapidou a mulher com o cinzel do amor e o malhete da harmonia preparando-a para ser mãe.” (Marikaa)

8- "A espada sem a balança é a força bruta; a balança sem a espada é o direito impotente; completam-se mutuamente: e, na realidade, o direito só reina quando a força dispendida pela justiça para empunhar a espada corresponde à habilidade que emprega em manejar a balança". Rudolf von Ihering
9- "Uma Nação, com N maiúsculo, precisa de eficiência de alto a baixo - desde a rede de energia até a rede de esgoto". (Alex Campos - Jornalista)
10- "Não vamos desistir do Brasil". (Eduardo Campos)
11- Devemos entregar nossas questões ambientais aos ambientalistas, aos técnicos ambientais, e aos geólogos, se desejarmos alguma conquista, pois se deixarmos por conta da Justiça, dos Tribunais, dos políticos, não haverá solução.
12- Preliminarmente urge dizer:
"Sei que minha caminhada tem um destino e um sentido, por isto devo medir meus passos, devo prestar atenção no que faço e no que fazem os que por mim também passam ou pelos quais passo eu... " Que eu não me iluda com o ânimo e o vigor dos primeiros trechos, porque chegará o dia em que os pés não terão tanta força e se ferirão no caminho, cansando-se mais cedo... Todavia, quando o cansaço houver chegado, que eu não me desespere e acredite que ainda terei forças para continuar, principalmente, quando houver quem me auxilie..." E, pode-se dizer mais, que nesta caminhada descobre-se que a aposentadoria não é concreta (apesar do Decreto), é abstrata, um novo estado de espírito, de quem sai da ativa para a inativa, "in casu" torna-se uma "via crucis", um sofrimento que impede um planejamento futuro. Se alguém chegou, haverei de também chegar, ainda acreditando que tenho forças e que haverá quem me seja justo." (pelo blogueiro à época dirigido ao Conselheiro do TCE-RJ).

segunda-feira, 14 de abril de 2014

REFORMA ORTOGRÁFICA - ALGUMAS DÚVIDAS - REGRAS



REFORMA ORTOGRÁFICA 

hífen 

Auto estima, autoestima ou auto-estima
Com o Novo Acordo Ortográfico algumas palavras perdem o hífen e autoestima é um exemplo.

Antes o correto era usar auto-estima com hífen, se bem que se você usar auto-estima com hífen hoje será aceito, pois o Novo Acordo Ortográfico só entra em vigor em 2016, portanto admite-se as duas formas, mas aconselho a começar usar a nova regra ortográfica.

    Uso do hífen na nova ortografia
    Hifen: Quando usar e não usar, parte II

Portanto, o correto é autoestima, junto. A forma auto estima separado e sem hífen não existe.

Segundo a nova regra ortografia, nos casos em que o prefixo ou o falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal diferente daquela, as duas formas aglutinam-se, sem hífen, como já sucede igualmente no vocabulário científico e técnico. (fonte: VOLP.5ª ed.).

    Hifen: Quando usar e não usar, parte III: Uso do hífen com compostos

Exemplos:
antiaéreo, antiabrasivo, antiabsolutismo, antiacademicista, antiácido, antiacústico, antiaderente, antiadministrativo,  antiaéreo, antiafrodisíaco, antiaglutinina, antiagrário, antiagrícola, antialérgico, antianêmico, antiapologia, antiárabe, antiarritmia, antiarte, antiautoritarismo, antieconômico, antieleitoral, antienzima, antiescolar, antiestético, antioxidante, antiozone, aeroespacial, antealcova, anteislâmico, anteocupação, anteolhos, anteontem, autoajuda, autoalergia, autoestima, autoaprendizagem, autoacusação, autoelogio, autoestima, autoeducativo, autoescola, etc.

Quando achamos que já aprendemos um pouco, ai vem um novo acordo ortográfico e muda muitas regras, a dificuldade maior do aprendizado da língua portuguesa é a maneira que é ensinada, pois aprendemos de forma errada, modo arcaico, assim tornado o aprendizado bem lento e complicado, mas conheço  uma forma de aprender português de forma prática e eficiente.



-----------------------------------------------------------

Foi eliminado -
o trema: tranquilo, pinguim, sagui,
o acento diferencial: para, pelo, pera (antes = pára, pêlo, pêra)
o acento dos ditongos: europeia, ideia, jiboia (antes = européia, idéia, jibóia)
o acento circunflexo : creem, enjoo, voo (antes = crêem, enjôo, vôo)

Mas...
permanece o trema nos nomes próprios,
não foi eliminado o acento diferencial que distingue “pôr”, verbo, de preposição,
o acento permanece nas palavras oxítonas, como anéis, herói, e papéis,

DURMAM BEM!
SONHEM COM AQUELES CARAS QUE GOSTAM DE TOMAR O CHÁ DAS CINCO E OS PORTUGUESES QUE TOPARAM DE INÍCIO E NO FINAL SE RECUSARAM A ASSINAR O TRATADO.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

A moderação nos comentários será usada apenas para evitar qualquer tipo de injúria, calúnia ou difamação. Somente as partes consideradas ofensivas às pessoas serão objeto de moderação.